Informações Técnicas

Orientações básicas sobre os cuidados com a sua esteira

Carga e colocação em funcionamento


Carga da esteira

A carga deve ser realizada da forma mais uniforme possível.

Uma esteira com a carga uniforme distribuída o desgaste pela sua parte inferior e evita distorções que poderiam encurtar a vida da mesma.

Colocação em funcionamento da esteira

Para transportadores que operam a temperatura ambiente, realizar um estiramento prévio da esteira e dar velocidade lentamente, até atingir a velocidade de trabalho. Observar-se-á a todo o momento que a esteira mantenha a sua trajetória, sem que se encoste a nenhuma das laterais.

Nunca tentar alinhar ou colocar a esteira batendo nas laterais. O alinhamento sempre deve ser realizado mediante a correção dos cilindros (motor, retorno, apoios, etc.).

Uma esteira para alta temperatura deve “rodar” de forma semelhante a qualquer outra peça de precisão. O forno deve ser levado à temperatura de trabalho a uma velocidade não superior a 148° C por hora. Uma vez atingida a temperatura de trabalho, a esteira deve operar aproximadamente 5 horas sem carga, para assegurar o assentamento adequado dos elementos que formam a esteira (espiras e varetas). As mudanças de temperatura produzem efeitos invariáveis nas propriedades de quebra da esteira. Portanto, durante este período deve-se prestar muita atenção no ajuste da carreira quando for preciso. Durante o período de rodagem devem ser eliminadas as tensões da esteira para assegurar a máxima vida de trabalho. O aumento da vida de serviço por uma eliminação adequada das tensões à temperatura oportuna obtém-se com o fato de que o recozimento à temperatura adequada impede um excessivo crescimento dos grãos.

Os procedimentos para eliminar as tensões podem ser resumidos com as seguintes sugestões:

1. Para ligas que operam a 925°C ou mais, o tratamento de eliminação de tensões deve ser bastante longo, para que cada porção da esteira opere a 925°C pelo menos durante uma hora.

2. Para ligas que operam a 898°C ou menos, o tratamento de eliminação de tensões deve ser feito a 28°C acima da temperatura normal, durante um período de tempo suficiente para que cada porção da esteira atinja a temperatura de eliminação pelo menos durante uma hora.

Uma vez realizado o tratamento de eliminação da tensão, continuar aumentando a temperatura do forno a uma velocidade de 164°C por hora, até atingir a temperatura final de trabalho. Neste momento a esteira deve rodar um mínimo de 5 horas sem colocar carga.

A esteira para altas temperaturas, em geral, possui uma quantidade de tensão mensurável e pré-determinada antes que ocorra uma falha por tensão. O estiramento intencional da fita somente economiza algum tempo de manutenção às custas de uma grande diminuição da vida da esteira.