Informações Técnicas

Orientações básicas sobre os cuidados com a sua esteira

Suportes de deslizamento e sistemas de arraste

Toda a variedade de esteira simples, além dos tipos derivados (não padrão), pode se transformar em esteiras compostas quando na sua construção intervêm os seguintes acessórios:

• Abas laterais, para evitar a queda do produto pela lateral da esteira, podendo ser de forma e altura variáveis (tipa balanceada com abas laterais, balanceada com correntes, etc.).

• Placas transversais, para reter o produto quando a esteira trabalha em um plano inclinado. Normalmente utilizam-se ângulos fixados a barras por meio de parafusos ou bem soldados diretamente à malha da esteira. A altura dos mesmos não tem, em princípio, nenhuma limitação. As esteiras podem ser fabricadas com abas laterais.

• Correntes laterais, para facilitar o arraste das esteiras e assegurar uma boa tração, evitando que a malha sofra o desgaste próprio do movimento dinâmico da esteira. Utilizam-se as passagens padrão, como 9,52 mm, 12,70 mm, 15,87 mm, 19,05 mm, 25,40 mm, 38,10 mm e 50,80 mm. No entanto, as esteiras podem ser fabricadas na medida solicitada por nossos clientes, ligando a corrente da esteira em cada passagem ou ainda a cada N passos. As esteiras com correntes podem ser construídas também com abas laterais e placas transversais. Deve-se colocar a passagem da corrente nos pontos suspensivos dos tipos de esteira.

Além destes acessórios comuns, as esteiras compostas podem ser fabricadas eventualmente, equipadas com barras de chapa contínuas ou perfurada no interior das espiras, placas em forma de U, espiras elevadas, varetas acabadas em forma de forquilha, etc. O nosso Departamento Técnico podem estudar e realizar qualquer transporte que os nossos clientes desejarem realizar, qualquer que seja o seu grau de complexidade.

Sistemas de arraste por tração