Usos e Aplicaçãoes

Conseguindo o melhor resultado de nossos produtos

Questões de acionamento da esteira

As esteiras Cobrideiras Flat-Flex foram projetadas para serem acionadas positivamente por engrengens a fim de eliminar problemas de trajeto e derrapagem que comumente ocorrem com outros tipos de esteiras. Sempre que possível, deve-se aplicar o acionamento de forma que a porção carregada da esteira seja puxada (e não empurrada). Para se obter o melhor resultado, o eixo de acionamento deve ser localizado o mais próximo praticamente possível da extremidade de descarga da esteira. Os pinhões de acionamento posicionados no conjunto do eixo devem engajar a esteira ao longo de 120° a 180° da circunferência do pinhão.(Isso às vezes se chama “encaixe das engrenagens”.

As Engrenagens são tipicamente posicionados em espaços alternados em toda a esteira. O que é absolutamente crítico é que as engrenagens sejam alinhadas em toda a largura da esteira. Se um dente for posicionado levemente para frente, toda a força da ação de empuxo irá se concentrar neste ponto. Conseqüentemente, a esteira irá se romper prematuramente neste ponto. Você pode facilitar o alinhamento adequado ao projetar um eixo de acionamento enchavetado. Garante-se assim um empurramento uniforme em toda a esteira, com o mesmo dente em cada engrenagem puxando o mesmo segmento de fio.

Na maioria das aplicações, apenas um eixo de acionamento ativado deve ser usado por circuito de esteira para evitar problemas causados pelas variações de nível normais em toda a esteira. Entretanto, pode haver momentos em que um acionamento duplo ou outra configuração de acionamento possa ser uma solução prática. Entre em contato com o departamento de Serviços Técnicos para discutir estas exceções específicas a aplicações.